A “dor anterior do joelho”, também conhecida como “síndrome patelofemoral” (SPF), é um problema frequente na prática esportiva, sobretudo na corrida, em que os sintomas são mais marcantes. A SPF acomete mais as mulheres, e o sintoma principal é a dor localizada na parte da frente do joelho, especificamente em torno do osso da patela ou profundamente a ela. Os sintomas se iniciam nas fases da adolescência e de adulto jovem e podem acompanhar a vida da corredora por muito tempo. Para entender um pouco mais:
- Os tecidos situados em torno da patela (ligamentos, tendões e músculos) são possíveis locais geradores de dor, que surgem nas situações mais diversas, podendo incomodar logo nos primeiros minutos da corrida ou mesmo após distâncias mais longas.
- As situações do cotidiano também podem gerar a dor, como nos períodos de repouso, em que os joelhos ficam flexionados por muito tempo, ou durante os atos de descer e subir escadas.
- O inchaço, a sensação de estalidos (crepitação) e a insegurança ao pisar no chão (falseio) também podem acompanhar a dor.
- A fraqueza ou o desequilíbrio muscular podem provocar desalinhamentos da patela durante os movimentos do joelho e causar sobrecargas em algumas regiões.
- Por outro lado, músculos muito tensos e a baixa flexibilidade também podem provocar aumento da tensão em torno da patela e causar dor.
- Alguns fatores externos também são descritos como desencadeantes da dor anterior do joelho, tais como pisos muito duros, tênis inadequados e alguns programas de treinamento de corrida.
- A correção dos fatores desencadeadores da dor abordam técnicas variadas, entre elas alguns exercícios de fortalecimento muscular, séries de alongamentos, correções da mecânica da corrida e as modificações no treinamento.
O diagnóstico correto é de grande importância na avaliação da dor, pois muitas causas diferentes podem gerar os mesmos sintomas. Consequentemente, elas demandam tratamentos diferentes. O exame clínico com especialista, auxiliado pelos métodos de imagem adequados, possibilita o diagnóstico correto. Aprenda mais sobre os seus joelhos e corra com saúde!
Nenhum comentário:
Postar um comentário