segunda-feira, 24 de agosto de 2015

CUIDADOS QUE TODO CORREDOR DEVE TER!


Um dos esportes favoritos de quem gosta de se exercitar e manter a saúde sempre em dia sem ter aquela obrigatoriedade de estar sempre dentro de uma academia é a corrida de rua. Porém, você sabia que mesmo aqueles que já praticam a modalidade há mais tempo precisam tomar alguns cuidados que são essenciais a qualquer atleta, como ter atenção ao tipo de pisada, ao fortalecimento muscular e a exames importantes para a saúde do atleta?
Esta é uma atividade física de alto impacto, sendo que, em média, corredores de meias e longas distâncias chegam a experimentar um impacto de 2,5 a 3 vezes o seu peso corporal a cada passada. Além disso, de acordo com o ortopedista e traumatologista Dr. Antonio Alexandre Faria, essas forças aumentam com a velocidade e condições da fadiga muscular, sendo essencial que haja um treinamento de força e resistência anterior às corridas de fato.

“Se praticado de maneira incorreta, este esporte pode provocar sérias lesões nas articulações e fraturas, além de doenças mais graves”, afirma o especialista, que completa orientando que um profissional especializado seja sempre consultado antes de começar nessa modalidade, o qual poderá orientar melhor sobre as necessidades individuais de cada atleta e recomendar os exames necessários.
No geral, são três principais exames que devem ser feitos: cardiovascular (examina a pressão arterial e a frequência cardíaca), metabólico (mede as taxas do sangue como colesterol e a glicose) e biomecânico, que identifica a pisada do indivíduo e a angulação do seu joelho. Este último exame, especificamente, é bastante importante, pois ajudará a definir também o tipo de tênis adequado para a prática do esporte – questão essencial na vida de qualquer corredor.
O médico também comenta: “O uso do calçado inadequado, por exemplo, tem relação direta com quatro das nove principais lesões causadas pela prática incorreta deste esporte”. Conforme define Faria, os problemas mais comuns que podem ocorrer em decorrência do uso do calçado que não seja ideal ao atleta são: dores constantes na colunaquadriljoelhos, distúrbio nos pés ou joelhos, alteração no tipo de pisada e, consequente, desequilíbrio postural.
Ainda, o especialista explica que a busca por tênis adequados para a prática da corrida deve respeitar, como já dito, o tipo de pisada do indivíduo, que pode variar entre neutra, supinada (para fora) e pronada (para dentro), as quais podem ter muita diferença para a pessoa dependendo do solo que se está correndo.
“Há um tipo de tênis para cada caso. Existe um exame, chamado baropodometria computadorizada dinâmica, que avalia o tipo de pisada e revela qual o calçado ideal que é muito importante para todos os que querem iniciar as corridas e desfrutar de seus benefícios”, finaliza o médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...