terça-feira, 5 de janeiro de 2016

CORRER 10 KM POR SEMANA AUMENTA A LONGEVIDADE


Correr cerca de 10 km por semana pode aumentar a longevidade entre três e seis anos, bem como reduz o risco de uma série de doenças crônicas, segundo uma revisão de pesquisas relativas à corrida de rua – feita por um grupo de de cardiologista, fisiologistas do exercício e
epidemiologistas dos Estados Unidos e publicada no jornal científico Mayo Clinic Proceedings.
O material analisado consiste em estudos de larga escala, todos envolvendo mais de 500 corredores e com uma duração mínima de cinco anos.
Segundo a revisão, esses 10 km – completos em um ou dois treinos por semana – são suficientes para ter uma vida mais longa. Uma rodagem muito alta – acima de 32 km semanais –, de acordo com os autores, pode atrapalhar alguns ganhos que o esporte proporciona, apesar de deixar o corpo mais em forma.

O artigo chegou a várias conclusões já conhecidas, como que a corrida ajuda no controle do peso, da pressão arterial e da glicose no sangue, além de reduzir os riscos de alguns tipos de câncer, problemas respiratórios, derrame, hiperplasia prostática benigna (aumento benigno da próstata, que pode provocar estreitamento da uretra e dificuldade ao urinar) e doenças cardiovasculares.
Entretanto, os cientistas identificaram pontos poucos esperados. Ao contrário do que sempre se disse, a corrida está associada a baixos índices de osteoartrite e problemas no quadril, de acordo com a revisão.
Outro tópico da pesquisa aponta que corredores de longa data, quando comparados com pessoas da mesma idade, mas que não praticam o esporte, têm o sistema musculoesquelético mais robusto, além de outras várias vantagens em relação à saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...