domingo, 8 de maio de 2016

Pedal nas Praias

  Me considero abençoado por nascer em meio a natureza, um paraíso que pouca gente conhece; esse é o Vale do Ribeira pedalar aqui é mais um turismo do que um esporte, e eu como me considero um cicloturista estou no lugar certo.
  Já fazia tempo que estava pensando em fazer um pedal pelas praias, passando por Cananéia, Ilha Comprida e Iguape. Então aproveitei as férias para colocar em prática esse desejo e o que foi determinante é que acabara de chegar uma frente fria e seca, sem chuva o pedal seria muito mais proveitoso e curtiria mais as lindas paisagens por onde iria passar.
  Dois dias antes comecei a cuidar da bike montando o bagageiro, alforge e o apoio de braço no guidão.
  No dia anterior ao pedal já preparei toda parafernália sempre preocupado em não esquecer nada, mas ao mesmo tempo não podia levar muita coisa, pois ficaria muito peso para a bike. A intenção era pedalar por três dias e duas noites e sempre preocupado com o frio, pois a frente fria que havia chegado era muito intensa e eu estaria sozinho.
  A noite estava muito ansioso com medo de ter insônia e ter que pedalar sem dormir, mas tentei relaxar e consegui dormir antes das três da madruga.
  Chegou o dia, acordei ás 08:00hs determinado e procurei tomar um café reforçado e bem calórico com pão francês e banana entre outras guloseimas, tomei uma capsula de cafeina coloquei minha roupa de pedalar com um agasalho para me manter aquecido, pois era uma manhã fria.
  As primeiras pedaladas foram dentro da área urbana até alcançar a rodovia Régis Bittencourt (BR116), então saindo de Registro rumo a primeira parada em Pariquera-açu, parei próximo ao trevo de acesso a rodovia Abílio Previdi SP226 para tirar umas fotos e comer um doce, então segui o pedal até o portal de Pariquera pra tirar mais algumas fotos e segui até a policia militar que fica no caminho e lá fui tomar um café com meus camaradas.




  Saindo de Pariquera por volta das 11:00hs segui para cananéia e peguei a estrada via balsa, mas faltando uns 10 quilômetros parei para comer e me alongar, pois já era mais de meio dia. Foi uma parada rápida por volta de uns 20 minutos e então segui para a balsa.


  Cheguei na balsa que atravessa para a ilha de Cananéia por volta de 13:00 o atracadouro é muito bonito e logo veio a balsa que retornaria ás 13:30hs mas como chegou uma ambulância com uma criança doente ela atravessou de imediato.


 Desembarquei e segui para o centro de Cananéia e como a polícia militar fica no caminho parei para recarregar o celular e completar minha água. Continuando sentido a segunda balsa para a Ilha Comprida resolvi para no local de trabalho de um grande amigo que quando soube que iria para Ilha Comprida falou para dormir no chalé de seu pai, pois ele estaria indo para lá mais tarde e que ele e outro grande amigo iriam também para batermos um papo.
  Passei pela Avenida Beira Mar tirei umas fotos pois estava um dia muito lindo e atravessei na balsa ás 15:30hs.




  Quando coloquei os pneus na estrada de arei rumo a praia me senti em grande harmonia com aquele paraíso e mesmo o odômetro marcando quase 80 quilômetros não sentia cansaço só sentia era uma explosão de alegria e liberdade. Cheguei na praia (boqueirão sul) e fui até ao chalé, sabia que ainda não teria ninguém, mas para conhecer o lugar. Sai para a praia próximo a barra de Cananéia onde dava para observar a ilha do Bom Abrigo e a ilha do Cardoso, local maravilhoso, é claro que tirei mais fotos.




  Voltei para o chalé e encontrei sr Júlio(pai de meu camarada), fui muito bem recebido e fiquei em sua companhia, aproveitei para tomar um banho, pois mais tarde esfriaria.

 Meus camaradas chegaram por volta das 20:00hs e trouxeram linguiça calabresa e legumes que fizemos na chapa e comemos com pão, e depois um bate papo eles voltaram para Cananéia e fui dormir.



  Na manhã seguinte acordei por volta das 06:45hs, sr Júlio já tinha acordado e feito o café, um delicioso café com açúcar mascavo, pão com mel, banana, pera e um ovo cozido, tudo oferecido por ele, pois queria que eu me alimentasse bem para a distância que tinha que pedalar.


  Me despedi e segui pela praia sentido Pedrinhas, estava em êxtase tomado por uma sensação de extrema felicidade pedalando e cantando e quando percebi já estava na entrada da vila de Pedrinhas,

sem titubear peguei a estrada e fui para lá. Parei no deck e tirei umas fotos e comi doce, parei em uma padaria e tomei uma coca bem gelada, gostaria de ficar lá mais tempo porque Pedrinhas é uma vila muito bonita e charmosa,mas tinha que seguir viagem.




seguindo pela praia parei usando um tronco para apoiar a bike e comi pão com salsicha me hidratei e comi um doce de mocotó,


 e logo segui para o boqueirão norte, aproveitei para mudar um pouco e comecei a pedalar pela estrada asfaltada que margeava o praia e quando meu odômetro marcava 139 quilômetros cheguei no boqueirão norte, pareia na praça liguei para minha esposa para avisar que estava tudo bem e fui tomar uma coca, ainda era cedo por volta das 11:30 hs e como pretendia dormir em Iguape fui passando pela orla da Ilha e segui para Iguape.



  Assim que atravessei a ponte peguei a direita e subi em uma praça que fica próxima do Cristo para curtir a vista, pois além de um pedal era um turismo (cicloturismo).


Fui até a praça da Basílica e sentei para pensar o que ia fazer até a noite porque ainda era 13:20 hs, resolvi pedalar pelas ruas de Iguape e quando passei pela passarela que da acesso ao bairro Rocio,

parei e pensei é muito cedo, sabe de uma coisa vou seguir viagem para Registro pois não queria ficar parado. Atravessei a passarela e sai sentido Pariquera. Estava pedalando bem mesmo já tendo pedalado mais de 50 quilômetros pelas praias,

efetuei paradas rápidas para hidratar e alongar e cheguei em Pariquera por volta de 15:40 hs, Levei somente duas e horas e dez minutos entre Iguape e Pariquera.
  Parei na polícia militar para tomar um café e ligar para esposa avisar onde estava, sai de Pariquera ás 16:30 hs e segui para Registro onde cheguei ás 17:45 hs terminando um dia mais cedo e feliz da vida com o pedal realizado.

Realizar nossas vontades nos torna felizes e nos faz saber que a vida é maravilhosa, basta nos encontrarmos nela.



  

Um comentário:

  1. Que pedal legal. Ainda farei uma trip igual. Meus parabéns é muito pouco.

    Que venha as próximas.

    ResponderExcluir

Veja Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...