segunda-feira, 20 de junho de 2016

USAR TÊNIS ESPECÍFICO PARA SUA PISADA EVITA LESÃO?


Pisada neutra, pronada ou supinada. Tênis minimalista, estruturado, com drop intermediário…
A indústria de equipamentos esportivos investe bilhões para desenvolver calçados cada vez melhores para os corredores. Mas, o quanto tudo isso realmente importa para prevenir lesões?
Hoje vou abordar um tema extremamente polêmico. Muitos de vocês concordarão comigo e outros vão achar que estou completamente errado. Porém, tudo que vou falar aqui possui embasamento científico e é comprovado por estudos publicados nos últimos anos em
revistas respeitadas.
Sempre que um paciente me pergunta qual o melhor tênis para correr, minha resposta é: aquele com que você se sente mais confortável. Apenas isso. Nada a mais, nada a menos. Tipo de pisada e outras coisas não importam. Por que falo assim? Por não acreditar que um tipo padrão de calçado, produzido aos milhares, seja ele pronado, neutro ou supinado, irá se adaptar perfeitamente a todos os tipos de pés. Sim, mesmo que tenham a mesma pisada, as pessoas possuem pés diferentes. O pé de um asiático não é igual ao de um europeu, que é diferente do de um africano e muda muito para o de um americano. E, até dentro da mesma etnia, há grande diferença entre os formatos de pé. Logo, um tênis fabricado com uma forma padrão, pode se adaptar perfeitamente em mim, mas não em você.
As pesquisasVou apresentar três trabalhos científicos que suportam minha opinião. O primeiro, publicado pelo Journal of Orthopaedic and Sports Physical Therapy , avaliou as lesões sofridas por 4963 homens e 2240 mulheres que utilizaram um tênis específico para o tipo de pé deles e, depois, outro modelo qualquer . Resultado: não houve diferença significante na quantidade de lesões sofridas pelo grupo. A segunda pesquisa, divulgada no American Journal of Sports Medicine , analisou 408 homens e 314 mulheres. Eles correram com tênis específicos para seus tipos de pisada durante 12 semanas, mas isso não apresentou redução importante no número de lesões desses corredores. Por fim, um estudo publicado em 2009 pelo Journal Strenght Conditioning Research  avaliou 2147 homens e 915 mulheres e não encontrou aumento no número de lesões em pessoas que não utilizaram tênis específicos, comparado a quando correram com calçados adequados ao tipo de pisada.
Como evitar lesões?E se um corredor apresentar algum tipo de lesão e for constatado que ela está ligada ao calçado? Nesse caso, o corredor deverá realizar um exame chamado barapodometria estática e dinâmica, para fazer uma palmilha específica para seus pés, que será colocado em um tênis neutro.
Portanto, caso queira comprar um tênis específico para sua pisada, tudo bem, desde que eles sejam muito confortáveis!

*Dr. Fellipe Savioli é ortopedista, especialista em medicina esportiva, ex-triatleta e fellow (membro) da Steadman-Hawkins Clinic, no Colorado (EUA).

Site: Sua corrida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...