segunda-feira, 23 de maio de 2016

Fazer exercício pela manhã é mais eficaz, aponta estudo.

Libertar-se de um vida sedentária requer força de vontade. Além de seguir uma alimentação balanceada, a rotina diária de atividades físicas não só mantém o corpo em dia como também favorece nossa saúde.



Já faz tempo que as pessoas redescobriram o prazer em malhar, cuidar da boa forma física. Entretanto, uma grande parcela da população ainda prefere frequentar a academia à noite.  


Porém, uma pesquisa recente concluiu que a malhação quando feita pela manhã é mais eficaz, uma vez que o procedimento traz benefícios não só para o corpo mas também para a saúde.

Segundo especialistas, além de dar mais disposição para encarar o resto do dia, a endorfina produzida durante a atividade é suficiente para deixar a preguiça de lado, mantendo a pessoa em alerta o resto do dia.

Por outro lado, quem pratica atividades físicas durante a noite tem dois fatores contra. O primeiro é o fato da pessoa se sentir cansada após um dia de trabalho e, por conta disso, desistir de ir malhar.




Já o segundo fator é porque pode prejudicar a qualidade do sono também devido à endorfina produzida com os exercícios, fazendo com que a pessoa fique tão em alerta e eufórica que não consegue descansar da forma que deveria.

De acordo com dados coletados pela Appalachian State University, quem malha por volta das sete da manhã, 3 vezes por semana, cerca de 30 minutos
por dia, tem noites de sono mais tranquilas.

Alimentação favorecida

Outro fator que favorece a pratica de atividades físicas pela manhã é a alimentação. De acordo com profissionais, quem malha logo cedo se sente estimulado a comer nas horas certas.

Além disso, a pessoa encontra mais tempo para recuperar os nutrientes perdidos durante a atividade física através das refeições. Para finalizar, quem se exercita de manhã ganha mais tempo livre para gastar com outras atividades como o trabalho, a ida ao salão de beleza ou os encontro com as amigas.

Dicas: antes de ir para a academia de manhã, faça uma alimentação mais leve, de preferência liquida. Na volta, tome um café reforçado. E não se esqueça de beber muita água durante os exercícios para hidratar o corpo.




Porque vale a pena malhar de manhã

- quem se exercita antes de ir para o trabalho tem mais tempo livre para curtir outros programinhas como um happy hour com os amigos ou um jantar a dois na sexta;

- especialistas explicam que as atividades físicas trazem benefícios para o cérebro a curto e longo prazo como melhora na função da memória;

- pesquisadores da Brigham Young University analisaram 18 mulheres dentro do peso e 17 obesas por dois dias. No primeiro dia, elas se exercitaram 45 minutos pela manhã e depois viram 120 fotos de comidas e 120 de flores. Uma semana depois, elas analisaram as mesmas fotos, mas sem caminharem. Depois dos resultados, os médicos concluíram que tanto para as mulheres dentro do peso quanto para as acima do peso, os estímulos à comida são menores depois de se exercitarem pela manhã;

- ao exercitar-se, o corpo envia oxigênio e nutrientes para os músculos, órgãos e tecidos. De acordo com especialistas, isso significa que todo o sistema cardiovascular irá trabalhar com mais eficiência, aumentando a energia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...