quarta-feira, 25 de maio de 2016

Proteína: importância e onde encontrar



A proteína é um macronutriente formado a partir de aminoácidos e sua principal função é compor as estruturas dos tecidos, como pele, cabelos, músculos, além de ser importante para o sistema imunológico, formação de enzimas e outras funções importantes para o bom funcionamento do nosso corpo. Existem dois tipos de proteínas, as de origem animal e as de origem vegetal. As primeiras são obtidas a partir de matérias-primas de origem animal, como o leite, que dá origem ao whey protein, e a albumina, extraída do ovo.
As proteínas de origem vegetal são adquiridas de alimentos como arroz e ervilha, e fornecem todos os aminoácidos essenciais, assim como as proteínas de origem animal. A
diferença entre as duas proteínas é a questão de alergenicidade. Por conter traços de ingredientes alergênicos, como lactose e proteína do leite, a proteína de origem animal não é indicada para pessoas intolerantes a esses compostos.
Manter uma alimentação saudável e equilibrada é muito importante para o fornecimento de proteína, seja de origem animal ou vegetal. Esse nutriente participa da estrutura da pele, ossos, tendões, músculos, unhas e cabelos; atua na formação de enzimas e hormônios, como a insulina; auxilia na coagulação sanguínea e na manutenção do sistema imunológico; participa do transporte de oxigênio no sangue e é fonte de aminoácidos.
Além disso, as proteínas são essenciais para o ganho e definição muscular, recuperação pós-treino e a melhora do desempenho esportivo. Por isso, as proteínas não podem faltar para atletas e praticantes de exercícios físicos, sendo o whey protein mais utilizado por esse público.

Como já vimos, o whey protein é extraído do soro do leite e fornece todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo não produz e devem ser obtidos pela alimentação ou suplementação. De acordo com a sua extração, o whey protein pode ser encontrado hidrolisado, isolado ou concentrado, variando no tempo de absorção e teor de proteína, carboidrato e gordura.

Você pode encontrar proteínas com diferentes tipos de absorção, de acordo com os seus objetivos e necessidades:

Lenta absorção: fornecem aminoácidos de forma gradual para os músculos, por isso são ideais para serem consumidas à noite ou quando houver longos períodos em jejum. A caseína é um exemplo de proteína de absorção lenta.
Rápida absorção: ideais para o pós-treino imediato, momento em que o músculo necessita de maior demanda de proteína para a sua recuperação. Um exemplo de proteína absorvida rapidamente é o whey protein.
Blend proteico: os aminoácidos são fornecidos por um período maior, uma vez que o blend combina proteínas com diferentes velocidades de absorção.

A recomendação de consumo de proteínas varia de acordo com o estado de saúde, idade e tipo de exercício físico, podendo variar de uma pessoa para outra. Os suplementos à base de proteínas são indicados para colaborar com o aporte de proteínas de acordo com as necessidades diárias recomendadas desse nutriente para cada pessoa, ou seja, não substituem uma alimentação saudável e equilibrada.

Se você está praticando ou pretende praticar algum tipo de exercício físico, consulte seu nutricionista. Ele vai te indicar a melhor proteína de acordo com as suas necessidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...