sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Ômega 3: quais seus benefícios e onde encontrar



O ômega 3 é um ácido graxo poli-insaturado, tipo de gordura essencial para o bom funcionamento do organismo. No entanto, nosso corpo não consegue produzi-lo, devendo ser obtido por meio da alimentação ou suplementação. A partir do ômega 3 ocorre a biossíntese dos ácidos graxos EPA (eicosapentaenoico) e DHA (docosahexaenoico).
O EPA é muito importante para a manutenção
da saúde cardiovascular e tem ação anti-inflamatória, com isso, pode diminuir o risco de trombose e acidente vascular cerebral (AVC), além de colaborar para minimizar sintomas da celulite. Já o DHA é um ótimo aliado para o cérebro e a memória por estar relacionado a vários processos cognitivos. Pode apresentar efeito protetor contra doenças neurodegenerativas, como o Parkison e o Alzheimer.
O ômega 3 ainda ajuda a regular o nível de gordura no sangue, contribuindo para a redução do colesterol LDL e aumento do colesterol HDL. Isso ocorre porque o ômega 3 inibe a produção de triglicerídeos através do fígado, evitando a formação do VLDL, um tipo de colesterol ruim que pode se acumular nas artérias e paredes dos vasos sanguíneos, aumentando o risco de doenças cardiovasculares.
As principais fontes de ômega 3 são os peixes de água fria, como a sardinha, arenque, salmão e cavalinha. Já a chia e a linhaça são ótimas fontes vegetais desse nutriente. No entanto, nem sempre é possível atingir a recomendação diária de ômega 3 apenas pela alimentação, sendo necessário o consumo de suplementos.
Nesse caso, o ideal é seguir a orientação de um nutricionista, que irá indicar a melhor suplementação de ômega 3, podendo variar a concentração de EPA e DHA de acordo com as suas necessidades.

Para encontrar chia, clique aqui.
Para encontrar linhaça, clique aqui.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...