segunda-feira, 13 de junho de 2016

Caldo de cana é um repositor natural de carboidratos e possui baixo custo

Fonte de vitaminas e minerais, a garapa vem sendo estudada como alternativa para substituir a maltodextrina, a dextrose, as bebidas esportivas ou o gel de carboidrato.

(Foto: Editoria de arte/EuAtleta)
O Brasil é o maior produtor mundial de cana de açúcar, que é composta em média 65 a 75% de água e, principalmente (70 a 95%), por sacarose. Essa caldo ou garapa é extraído
através do processo de moagem da cana de açúcar. Dele também são obtidos o melado e o açúcar mascavo.
O caldo de cana é altamente energético, hidratante, excelente fonte de sacarose, não contém proteínas ou gorduras. Excelente fonte de minerais e vitaminas, como ferro, sódio, cobre, cálcio, fósforo, manganês, potássio (a composição depende do pH do solo), vitaminas do complexo B e vitamina C.
Na área esportiva, pesquisas estão sendo desenvolvidas com o objetivo de utilizar o caldo de cana como repositor energético e de carboidratos para atletas, por exemplo, em substituição à maltodextrina, dextrose, bebidas esportivas ou gel de carboidrato. É um alimento natural, abundante em nosso país e de baixo custo.




Comparação da Composição Nutricional do Caldo de Cana, Água de Coco, bebidas isotônicas, Gel de Carboidrato e Maltodextrina em pó (Confira na arte ao lado)

Importância da Reposição de Carboidratos
Durante a prática esportiva, a demanda de energia vem principalmente de carboidratos. Os que são disponíveis para o organismo através da alimentação ficam armazenados em forma de glicogênio muscular e hepático.
A sua falta leva à fadiga, que ocorre em exercícios físicos prolongados ou de alta intensidade e está associada com baixos estoques e diminuição de glicogênio, hipoglicemia e desidratação. Isso porque os estoques de carboidratos são limitados (60 a 90 minutos) e precisam ser repostos através da alimentação. Recomenda-se a utilização de 30g a 60g de carboidratos por hora em exercícios acima de uma hora de duração.
No pós-treino, a ingestão de carboidratos visa repor os estoques reduzidos e garantir padrão anabólico. Após o exercício, devem ser utilizados carboidratos de fácil e rápida absorção como frutas, água de coco, bebida esportiva ou caldo de cana.







Leitura bibliográfica:
NOGUEIRA, F. S. e colaboradores. Minerais em melados e em Caldos de Cana. Revista Ciência e Tecnologia de Alimentos. Campinas. Out – Dez. 2009.
*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...