Tropas ciclistas
Primórdios
Corpo de ciclistas do Exército dos Estados Unidos em
1897.Foram realizadas numerosas experiências para determinar o possível uso
militar das bicicletas. As bicicletas acabaram por desempenhar parcialmente as
funções dos cavalos na guerra. Unidades ciclistas foram organizadas no Reino
Unido, essencialmente no âmbito das tropas de 2ª linha, mas não nas forças
regulares. Na França foram criadas várias unidades experimentais, a maioria
equipadas com bicicletas dobráveis.
Nos Estados Unidos, a mais extensa experiência com unidades
ciclistas foi levada a cabo pelo tenente Moss do Exército dos Estados Unidos.
Usando uma variedade de modelos de bicicletas, o tenente Moss e as suas tropas
levaram a cabo longas jornadas, percorrendo de 800 a 1600 km de uma vez. No
final do século XIX, o Exército dos Estados Unidos testou a capacidade da
bicicleta para ser empregue no transporte de tropas a corta-mato.
O primeiro uso conhecido da bicicleta em combate ocorreu na
África do Sul em1895. Durante a Segunda Guerra dos Boers, ciclistas militares
foram usados essencialmente como exploradores e estafetas. Vários raids foram
conduzidos por tropas de infantaria montadas em bicicletas de ambos os
contendores. Foi organizada uma unidade equipada com bicicletas especiais
adaptadas aos carris de ferro, utilizada no patrulhamento das ferrovias.
Tropas de ciclistas da SS alemã durante a segunda guerra
guerra mundial
Primeira e Segunda Guerras Mundiais
Ao começar a guerra, cada batalhão de Jägers (caçadores)do
Exército Alemão incluía uma companhia de ciclistas (Radfahr-Kompanie). Durante
a guerra os alemães mobilizaram cerca de 80 companhias adicionais, algumas das
quais foram agrupadas em oito batalhões de ciclistas (Radfahr-Bataillonen). No
final da guerra o Exército Alemão realizou um estudo sobre o uso de bicicletas
e publicou os seus resultados num relatório intitulado Die Radfahrertruppe (As
Tropas Ciclistas).
Em1937, durante a suas operações na China, o Exército
Japonês empregou mais de 50.000 tropas ciclistas. No início da Segunda Guerra
Mundial ,as campanhas japonesas através da Malásia que levaram à tomada de
Singapura em 1941 foram largamente dependentes de tropas montadas em bicicletas.
Em ambas as ações as bicicletas permitiram um discreto e flexível transporte
de milhares de tropas que puderam assim confundir e surpreender os defensores.
As bicicletas também exigiam pouco esforço da máquina de guerra japonesa, não
necessitando de caminhões nem de navios para as transportar, nem do precioso
petróleo para as mover.
O Exército Finlandês fez uso extenso de bicicletas durante a
Guerra do Inverno. Durante as épocas mais quentes, as tropas de esquis passaram
a utilizar bicicletas. O uso aliado de bicicletas durante a Segunda Guerra
Mundial foi limitado mas incluiu o fornecimento de bicicletas dobráveis a
pára-quedistas e a estafetas, operando atrás das linhas inimigas. O bem
sucedido raid britânico à estação de radar alemã de Saint Bruneval na França,
em 1942 foi conduzido por tropas aerotransportadas equipadas com bicicletas
dobráveis.
Tropa de ciclistas do exército dos Estados Unidos em 1897
Guerra não convencional
Apesar de terem visto um uso intenso na Primeira Guerra
Mundial, as bicicletas forma largamente substituídas pelo transporte motorizado
nos exércitos mais modernos. No entanto, nas últimas décadas, a bicicleta
ganhou uma nova vida como a "arma do povo" nas guerras de guerrilha.
Neste tipo de conflitos, a capacidade da bicicleta para transportar cargas de
até cerca de 180 kg à velocidade de uma pessoa a pé torna-a bastante útil para
as forças ligeiras. Durante bastante tempo a guerrilha Viet Conge o Exército
Norte Vietnamita usaram bicicletas para transportar abastecimentos através da
Rota Ho Chi Min, evitando os bombardeamentos das forças dos Estados Unidos.
Pesadamente carregadas com suprimentos como sacos de arroz, estas bicicletas
eram bastante confiáveis.
Bersaglieri italiano carregando bicicleta dobrável durante a
Primeira Guerra Mundial.
Século XXI
As bicicletas continuam atualmente em uso militar como uma alternativa fácil para o transporte através
de longas linhas de comunicação. O uso de bicicletas como ferramenta de
transporte de infantaria continuou até ao século XXI num moderno exército, o
suíço, que manteve o seu Regimento de Ciclistas até 2001.
As forças especiais dos Estados Unidos têm usado bicicletas
nas suas operações no Afeganistão contra os Talibãs. Também o Exército de
Libertação dos Tigres Tamil faz uso da movimentação por bicicleta nos combates
no Sri Lanka.
Pelotão de ciclistas dos Tigres Tâmeis no Sri Lanka em 2004.
Matéria publicada no blog:
Muito interessante essa matéria, é bom saber que naquela época já existia a bike como meio de locomoção
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