O uso de carboidratos em forma de gel retarda a fadiga e melhora a performance em atletas nas corridas sendo recomendado em atividades com duração acima 1 hora. Sabe-se que em corridas é necessário repor os carboidratos para a manutenção de glicose e evitar gastos excessivos dos estoques de glicogênio muscular.
Os produtos destinados à fornecer carboidratos devem conter um mix de glicose, sacarose e frutose, já que o uso único de frutose pode ocasionar desconforto intestinal.
Outro cuidado importante é que o consumo do gel deve ser administrado juntamente com água, dessa maneira auxilia na hidratação, facilita o consumo pois a consistência dificulta a deglutição e ainda retira o sabor consistente do produto.
A quantidade de sachês deve ser orientada por profissionais da área, pois vai depender do sexo, idade, peso, etc. De maneira geral é comum utilizar um sachê antes da largada para provas até 1 hora. Para atividades acima de 60 minutos recomenda-se consumir mais um sachê e para maratonas é frequente o uso de 3 ou mais unidades.
É importante observar os rótulos desses produtos para verificar a quantidade e o tipo de carboidratos, sabendo que normalmente cada sachê possui em média 100 kcal e por isso não devem ser ingeridos exageradamente, principalmente em todos os treinos mais curtos e por aqueles com objetivo de diminuição de peso corporal.
Existem diversas marcas e sabores e por isso pode-se variar os produtos mas nunca deixe para experimentar um gel novo numa prova importante. Todos os suplementos nutricionais, roupas e tênis devem ser usados nos treinos para não haver nenhuma surpresa desagradável no dia da prova.
Nenhum comentário:
Postar um comentário