Para fugir dos congestionamentos frequentes e ter hábitos mais saudáveis, algumas pessoas deixaram os carros na garagem e adotaram a bicicleta, que muitas vezes só é lembrada nos finais de semana, para ir ao trabalho diariamente. E o melhor: algumas empresas apoiam esse novo hábito com estruturas para os ciclistas e até bonificações.
As secretaria de Administração e de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco também são incentivadoras. O Estado é o primeiro do Brasil a implementar a ação de benefícios para os servidores que pedalam, com a Portaria Conjunta SAD/SETUREL nº 99, de 27 de outubro de 2015. A ação começou a valer efetivamente a partir de 3 novembro do mesmo ano.
O servidor que decidir utilizar a bicicleta como meio de transporte para fazer o percurso de casa ao trabalho (ida e volta) ganha um dia de folga por cada período de 15 dias úteis de deslocamento. O controle dos deslocamentos fica sob responsabilidade do órgão ou entidade do servidor, assim como a folga.
Muitos órgãos públicos identificaram a mudança de atitude nos locais de trabalho, onde algumas pessoas já adotaram a bicicleta como meio de transporte.
PONTOS POSITIVOS DE IR PEDALANDO PARA O TRABALHO:
- Exercício Físico: proporcionando benefícios para circulação e tônus muscular das pernas. Por ser uma atividade de baixo impacto, o risco de lesões também é baixo.
- Meio Ambiente: a bicicleta não utiliza combustíveis fósseis e não emite poluentes.
- Economia: o ciclista troca os gastos de gasolina, IPVA, estacionamento por uma tranca, capacete e luvas.
- Tempo: dependendo do trajeto, a bicicleta pode ser mais viável, desviando dos congestionamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário