Há mais ciclistas do que nunca nas cidades hoje, um fato que
não é perdido em urbanistas e administradores. Streetscapes estão mudando nesse
sentido, como eles são alterados para acomodar ciclovias. O resultado é um
ambiente urbano saudável, com uma rede de transporte robusta.
Mas as tensões inevitavelmente surgem quando essas bestas de
transporte diferentes, como carros e motos viajar lado a lado em tal
proximidade intensa. Drivers nem sempre respeitam a linha de demarcação que
separa os dois veículos. Ciclovias não são tratados com a deferência concedida
throughways carro, por isso os ciclistas são frequentemente forçadas a
arremessar para a estrada principal (ou em calçadas) para evitar a colisão.
Depois, há o fato de que as pessoas, seja em carros ou em motos, pode se
comportar de forma imprudente ao ponto de ferir, ou pelo menos antagonizar,
aqueles com quem partilham a estrada.
Como, então, para negociar as duas formas diferentes, mas
igualmente vitais de transporte? Designer baseado em Seul Lee Myungsu acha que
ele tem uma resposta. Um proprietário de um carro que muitas vezes viaja para
seu estúdio de bicicleta, Myungsu concebeu uma mochila que amplia a
visibilidade de um ciclista na estrada. O saco SEIL (pronuncia Zail) acende seu
portador e indica ao tráfego circundante em que direção o ciclista é dirigido -
sem dweeby, embora muito importantes, sinais de mão necessários.
Lee diz que o projeto, que recentemente estreou no
Kickstarter , nasceu de suas identidades conflitantes. Uma noite, durante a
condução, ele encontrou-se quase ladeado por um bando de ciclistas. Moveram-se
em frente dele e continuou a um ritmo staccato-like. Como Lee recorda: "Eu
estava pensando que eles não se preocupam com os drivers por trás deles, embora
estivéssemos na mesma estrada." Mas sua frustração foi logo temperada pela
empatia e um sentimento contraditório de camaradagem: Ele percebeu que poderia
facilmente ter foi mucking com as pessoas em bicicletas e até mesmo sentiu o
desejo de juntar-se dentro.
Ainda assim, a partir de seu ponto de vista, os ciclistas
eram difíceis de controlar como eles tecida dentro e fora da noite. Ele começou
a trabalhar no desenvolvimento de um dispositivo que poderia manter pilotos
mais seguros em ambientes urbanos onde compartilhadas estradas com carros e
eventualmente garantidos uma concessão patrocinada pelo Estado.
O saco SEIL integra tecnologia wearable de uma maneira fácil
e prática. O projeto, que foi premiado com um prêmio Red Dot em 2010, usa LEDs
programáveis, um controle sem fio, e seu smartphone para iluminar a parte da
frente de um compacto, mochila gun-metal.
Provocado pelo controlador montado no guiador, os LEDs
impermeável exibir mensagens simples que transmitem os movimentos de um
ciclista. As setas são usadas para anunciar "direita" e
"esquerda" voltas, enquanto trechos de motoristas traseiros alerta de
texto ou ciclistas que estão a abrandar para um "Stop".
(Curiosamente, "Obrigado" foi deixado inédito em seu estado um pouco
estranho.) símbolos adicionais podem ser brilhou, por "Yield" ou
"Cruzeiro", bem como gestos simples amigáveis, como um sinal de coração
- um entre outros podem os ciclistas são-bonito-e-tipo avatares que podem ser
gerados por meio do aplicativo SEIL .
Se a campanha Kickstarter do projeto vai bem,
Lee pretende colocar o saco SEIL em produção até o início do próximo ano.Ajude-o aqui.
A tecnologia vai dominar o mundo, pode crer.
ResponderExcluir