Confira as dicas para montar 3 opções de Kit de acordo com preferências e as necessidades.
O primeiro kit é bem básico e traz os itens necessários para uma pedalada tranquila e suficiente para sobreviver a pneus furados e imprevistos mais simples.
Para quem gosta de mexer na bike em casa, um kit intermediário é o mais indicado, com ferramentas mais específicas. Já para os bikers com talento de mecânico, algumas ferramentas que não podem faltar para os mais habilidosos.
Quem é apaixonado por mecânica e tem disponibilidade de espaço, vale a pena investir numa bancada com morsa, ferramentas elétricas como esmeril e furadeira, arco de serra, compressor e até numa máquina de solda.
Procure sempre adquirir ferramentas de boa qualidade. O investimento vale a pena, pois elas vão durar bastante.
Muitas ferramentas e produtos indicados nessa postagem podem ser adquiridos nas boas bike shops. Muita coisa pode ser comprada em comércios de máquinas e ferramentas.
Existem fabricantes de ferramentas específicas para bicicletas. Uma das mais famosas é a marca norte-americana Park Tool, que pode ser encontrada no Brasil no site www.globalesporte.com.
BÁSICO
Ferramentas essenciais que todo ciclista deve ter quando sai para pedalar |
- Bolsa de selim – Escolha o tamanho que comporte pelo menos duas câmaras de ar. Quem usa pneus tubeless deve levar pelo menos uma câmara de ar.
- Canivete de chaves Allen – Também conhecida como Multitool ou Multiferramenta, essa ferramenta é obrigatória para todo ciclista. Além de várias chaves Allen, algumas trazem também Philips, fenda e chave Torqx. Outras mais completas trazem também chave de raios e chave de corrente. Escolha uma de boa qualidade, que não quebre. Dê preferência às feitas de inox, pois não enferrujam.
- Espátula resistente – É interessante fazer um teste em casa para ver se ela aguenta o tranco na desmontagem e montagem dos pneus que você usa.
- Kit de cola, remendo, lixa – Existem kits prontos, ou pode-se comprar separadamente. Dica: verifique periodicamente o estado da cola, pois com o tempo elas evaporam e ressecam.
INTERMEDIÁRIO
Chave de pedal, torquímetro (cabo vermelho), bomba de suspensão, chave de corrente (ou saca-corrente), chave inglesa, chave de raios, extrator de cassete e o lavador de corrente |
- Chave de pedal – Quanto maior o cabo, mais fácil será a remoção dos pedais
- Limpador de corrente – Perfeito para limpar a corrente sem fazer sujeira. Basta adicionar o desengraxante e girar o pedal.
- Jogo completo de chaves Allen – Pode ser adquirido em lojas de ferramentas profissionais. Procure comprar de boa qualidade
- Chave de corrente – As profissionais têm o cabo longo para facilitar. Os modelos compactos podem ser levados na bolsa de selim
- Chave de raios – Existem dos mais variados modelos e formatos
- Chave inglesa – Tamanho médio. Pode ser comprada em lojas de ferramentas
- Bomba de suspensão – Facilita a vida do biker na hora de fazer o ajuste da suspensão e amortecedor traseiro. São encontradas em boas bike shops e variam de preço conforme a qualidade.
- Torquímetro – Indispensável na hora de apertar componentes delicados de carbono. São vendidos nas boas bike shops e lojas de ferramentas. Variam de preço conforme a qualidade.
- Extrator de cassete – Fundamental para quem gosta de uma limpeza completa na bike.
- Medidor de desgaste da corrente – Perfeito para acompanhar o estado da corrente.
- Selante – Quem usa pneus tubeless precisa estar de olho no estado do selante, pois ele evapora.
- Kit de remendo para tubeless – Quando o selante não tapa um furo, a saída é usar esse kit e fazer o reparo do pneu.
- Chaves para cone (a porca interna) dos cubos de 13 a 19mm – Para desmontar apertar e desmontar o eixo das rodas
- Cavalete – Indispensável para fazer a manutenção com conforto e segurança. Existem modelos com pedestal (tripé) ou para fixação na parede.
- Sangrador de Freio – Custam relativamente caro. Tem que adquirir o modelo certo para os freios de sua bike
- Extrator de pedivela – Para fazer a limpeza e lubrificação dos eixos
- Jogos de chaves fixa – De 8 a 17mm .Para uso geral
- Chave Allen de 8mm com cabo longo – Serve para soltar o parafuso de alguns modelos de pedivela, que deve ser retirado posteriormente com o extrator.
- Chave inglesa grande – Para trabalhar em conjunto com o extrator do cassete ou do movimento central.
- Sacador de movimento central – Veja qual é o correto para sua bike. Existe o Hollowtech II da Shimano, GXP da Truvativ e o de cartucho selado (mais antigo).
- Chave para caixa de direção Head Set – Usado nas bikes mais antigas
- Chaves de boca de tamanhos diversos, podem ser com cabeça fixa ou combinada
AVANÇADO
Chave Allen de 8mm com cabo longo, chave inglesa grande, sangrador de freio hidráulico, chave da caixa de direção Head Set e chaves combinadas e fixas de vários tamanhos |
LIMPEZA E LUBRIFICAÇÃO
Além das ferramentas, a lista avançada deve incluir também alguns produtos para limpeza e lubrificação:
- Graxa de teflon Finish Line – Para usar em rolamentos, caixa de direção, caixa de centro, rodas, esferas, contato do canote de alumínio, rosca do pedal etc.
- Silicone em aerosol – Lubrifica e protege componentes externos, molas externas, partes internas do Rapid Fire, sob o canote, tirar barulhos, lubrificar os parafusos da mesa, parafusos de suspensão traseira, links etc
- Desengraxante – Prefira os cítricos e biodegradáveis que não contaminam o solo como o Muc Off, Finish Line e Pedro´s.
- Desengripante – Serve para soltar parafusos travados e oxidados. Existe o nacional UltraLube e o importado da Finish Line. Importante: esse tipo de óleo não deve ser usado para lubrificar a corrente.
- Lubrificante de corrente – O mercado oferece várias marcas. As mais comuns são Finish Line, Squirt, Muc Off e Pedro’s.
- Graxa tipo Slick Honey – Feita à base de cera de abelhas, essa graxa repele a água e é imbatível na lubrificação de cabos e também nos retentores (O’Rings) de suspensão e amortecedores.
- Óleo de freio – Verificar qual é o tipo utilizado em seu freio. A Magura usa fluido mineral da própria marca e não é compatível com o mineral da Shimano. Nos freios com fluidos do tipo DOT, observar o tipo de DOT recomendado e seguir rigidamente a indicação do fabricante.
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